Mauá em agosto
Várias iniciativas do empresário e banqueiro tiveram curiosa vinculação com o fatídico mês

historiasIrineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi o maior empresário e banqueiro de investimentos no Brasil do século XIX. Suas iniciativas e operações tiveram curiosas vinculações com o fatídico mês de agosto — e foram quase todas positivas, à exceção de uma. Em agosto de 1846, ele adquiriu o Estabelecimento da Ponta d’Areia, em Niterói, um estaleiro e seu primeiro empreendimento industrial, cujo capital foi distribuído na Bolsa do Rio de Janeiro. No mesmo mês de 1852, promoveu a fundação e o lançamento das ações da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, mais tarde internacionalizada na Bolsa de Londres.

O Banco do Brasil, que em sua segunda versão também foi criado por Mauá, teve o capital constituído de 20 mil ações de 500$000, totalizando 10 mil Contos de Réis, integralizados por 618 acionistas em agosto de 1851. Era a maior sociedade anônima da América do Sul, como registrou o Jornal do Commercio.

Em agosto de 1868, foi a vez da São Paulo Railway, a mais importante ferrovia paulista. Cruzava a Serra do Mar e ligava o planalto ao porto de Santos, permitindo o escoamento da produção cafeeira do interior da província. Adiante, a estrada de ferro ficaria mais conhecida como Santos – Jundiaí.

O último lance de sua intensa atividade empresarial foi em agosto de 1872. Naquele mês nasceu, em Londres, a Brazilian Submarine Telegraph Company, derradeira criação que, dois anos depois, ligaria o Brasil à Europa por cabo submarino, colocando o País no circuito das comunicações globalizadas.

Entretanto, após uma suspensão de pagamentos, em meados de 1878 ocorreu a falência do Banco Mauá & Cia., matriz de seus grandes negócios. Sendo assim, no agosto seguinte, ele publicou o libelo intitulado Aos credores de Mauá & Cia., um verdadeiro testamento histórico. Tratava-se de um longo desabafo em que descrevia todas as vicissitudes e incompreensões de que foi alvo ao longo de sua intensa carreira empresarial.

Mauá foi a maior vítima do conservadorismo político vigente no Brasil do século XIX, que vislumbrava apenas a economia agrícola sem perceber um futuro necessariamente alicerçado na indústria. Diz-se que o próprio Imperador D. Pedro II fazia restrições às investidas de Mauá e, na intimidade, a ele se referia como “O Caga Milhões”.

Montagem com fotos extraídas da Wikipédia.


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